Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Dieta Cetogênica e Diabetes

O que é a dieta cetogênica?

Uma dieta cetogênica é uma dieta muito baixa em carboidratos, definida por uma ingestão de carboidratos menor que 50 gramas por dia.

Isso força o corpo a obter a energia da queima de gordura corporal ou dos alimentos, o que produz uma fonte de energia conhecida como cetonas.

A dieta ajuda a diminuir a demanda do corpo por insulina, o que a torna benéfica para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Observe que é importante que você converser com seu médico se você estiver considerando seguir a dieta, pois o ajuste das doses de insulina e hipoglicemiantes precisam ser ajustadas antes do início da dieta.

Como funciona uma dieta cetogênica?

Em uma dieta cetogênica, os níveis de glicose no sangue são mantidos em um nível baixo, mas saudável, e incentiva o corpo a usar a gordura como fonte de energia.

 

As pessoas que usam insulina normalmente passam a usar doses menores de insulina, o que leva a um menor risco de grandes erros de dosagem, melhorando a variabilidade glicêmica.

A dieta cetogenica ajuda a queimar gordura corporal e, portanto, tem vantagens particulares para aqueles que procuram perder peso, incluindo pessoas com pré-diabetes ou outras que correm risco de diabetes tipo 2.

Como seguir uma dieta cetogênica?

Com base no entendimento de que o carboidrato é o macronutriente que mais aumenta a glicemia, o principal objetivo de uma dieta cetogênica é manter o consumo menor que o de uma dieta tradicional: baixo teor de carboidratos, proteína moderada e um alto teor de gordura. Isso determinará a densidade de nutrientes da dieta cetogênica, bem como a forma de segui-la, pois diferentes alimentos terão diferentes efeitos nos níveis de insulina e açúcar no sangue.

Quais alimentos devemos comer em uma dieta cetogênica?

Há diferentes tipos de dieta cetogênica, com variações no nível de carboidratos e proteína permitida. Alguns dos tipos de dieta cetogênicas são planejadas especificamente para pessoas que são atletas ou que de alguma forma estão se exercitando muito.

Benefícios de uma dieta cetogênica

Os corpos de cetona produzidos a partir da queima de gordura em combustível demonstraram potentes efeitos de perda de peso, ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue e reduzem a dependência das pessoas em medicamentos para diabetes.

Outros benefícios:

- redução da pressão arterial elevada
- redução dos níveis de triglicerídeos
- aumento dos níveis de colesterol HDL
- melhora do desempenho mental

Além disso, tem havido muito interesse na cetose terapêutica para outras condições de longo prazo, como câncer, epilepsia, doença de Alzheimer ou demência.

Benefícios significativos de perda de peso e controle de glicose no sangue podem ser derivados de um leve estado de cetose.

É preciso medir as cetonas?

Existem alguns métodos que você pode usar para medir os níveis de cetonas em seu sangue, urina ou respiração - cada um tendo seus prós e contras. Mas a sua aferição não se faz obrigatória.

Efeitos colaterais de uma dieta cetogênica

Qualquer mudança na dieta exige um período de adaptação. Com uma dieta cetogênica a adaptação pode causar um pouco mais de sintomas, já que o corpo tem que mudar sua fonte de combustível de glicose para gordura. Quando isso acontece, não é incomum experimentar uma coleção de efeitos colaterais chamados de "Gripe Low Carb". Isso geralmente desaparece dentro de cerca de quatro semanas. A maioria dos sintomas são aliviados com o aumento do consumo de líquidos e da ingesta de sal.

Email

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br